O início da carreira jurídica é marcada por muitas dúvidas e um imenso leque de oportunidades de atuação profissional. Porém, independentemente de onde os novos profissionais do Direito irão trabalhar, o importante é se cercar de requisitos que o levarão a uma trajetória de sucesso.
E quais são esses requisitos? Vamos discorrer um pouco sobre eles e como eles podem interferir no êxito profissional, seja no serviço público ou na advocacia privada.
Leia atentamente e aplique no seu dia a dia para avançar sempre na sua carreira jurídica.
#1 Adquira vivência na área
Não só de estudos vive um bacharel em Direito. O embasamento teórico e doutrinário é de extrema importância para o trabalho. Contudo, a prática jurídica é o que faz o profissional avançar. Com as múltiplas possibilidades de vivência na área do Direito, o profissional adquire a experiência necessária para atuar com excelência.
Para isso, procure estágios no início da faculdade e tente entender sobre as diferentes áreas do direito, compreendendo o funcionamento e a dinâmica de cada uma, a fim de saber qual está mais alinhada ao seu propósito pessoal. Assim, você terá construído um conhecimento T-shaped, com horizontalidade em diversos conhecimentos e uma profundidade técnica em algum ramo específico do Direito. Com o tempo, essa vivência se transforma em experiência, que é um excelente recurso para tomada de decisões importantes.
#2 Crie seu networking
Criar e desenvolver redes de contatos é uma premissa das profissões modernas. Não seria diferente na carreira jurídica. O início da atuação profissional é o momento também de começar a se cercar de pessoas que dividirão muitas tarefas ao longo do tempo. E em diferentes posições.
Para um profissional iniciante, o networking pode ser criado em diferentes instâncias. É necessário se aproximar de colegas de trabalho e até mesmo resgatar contatos antigos de estágio e faculdade. Assim como você, os profissionais que cruzaram o seu caminho projetam suas carreiras, podendo contribuir com atividades complementares ou até mesmo como um parceiro estratégico. Formar essa rede pode abrir portas em diversos momentos.
Isso vale também para os profissionais mais experientes. Faça eles saberem quem você é, quais suas pretensões e como podem encontrá-lo. Em algum momento, essa dinâmica pode ser útil para ambas as partes.
#3 Trace objetivos
A carreira jurídica é uma das mais amplas e diversas do mercado. Desde a atuação privada, em escritórios e empresas, até a carreira pública, em diversos níveis, é possível alcançar muito êxito. O recomendado ao jovem profissional é mirar em um objetivo e percorrer o caminho para alcançá-lo.
Isso inclui os estudos, as vivências práticas e talvez a parte mais importante: a imersão necessária no segmento-foco. Ou seja, entender com profundidade todos os detalhes de onde se quer atuar.
Aí cabe ativar todos os outros recursos, como a rede de contatos, procurar vivenciar situações e adquirir os conhecimentos necessários para seguir na carreira. Em algum momento, você chegará lá.
#4 Pesquise e conheça as inovações jurídicas
Um bom profissional de qualquer carreira jurídica está sempre atualizado e sabe quais são as inovações que movem sua área para o futuro. Leis, doutrinas e pensamentos inovadores formam um quadro geral capaz de alterar a forma como o Direito é operado.
A LGPD, por exemplo, além de abrir um grande campo de direito digital, também estimulou advogados e juristas a entender o complexo mundo da tecnologia e suas implicações sociais. É neste campo que as questões legais estão se desenvolvendo com velocidade.
Assim, o jovem aspirante a uma carreira jurídica deve se atualizar sempre e ter a inovação como um valor para a sua carreira.
Rumo à sua carreira jurídica
O jovem bacharel em direito tem a oportunidade de construir sua própria trajetória profissional, ele é protagonista da trajetória que irá percorrer. Não é possível mais ser reativo, isto é, esperar oportunidades aparecerem. Ele pode — e deve — criar seus próprios objetivos e reunir, com tempo e trabalho duro, os recursos necessários para construir sua posição no mercado.
Seja no setor público ou no privado, a carreira jurídica pode ser bastante promissora e repleta de possibilidades para quem tem o foco e a disciplina de investir e potencializar a sua atuação profissional.
Assine a nossa newsletter para receber conteúdos como este por e-mail.