A contratação de uma consultoria de gestão empresarial geralmente vem em momentos de dificuldades. Quando uma empresa necessita de ajuda externa para solucionar problemas em alguma (ou mais de uma) área do negócio. É normal, nessa situação, ter uma certa urgência na escolha de uma empresa especializada em consultoria e gestão empresarial.
Contudo, é necessário ter critérios. São eles que vão nortear a procura e balizar a tomada de decisão. No fim das contas, este já é o primeiro passo para construir as soluções que o negócio precisa para prosperar e acelerar o seu crescimento.
Neste artigo, vamos mostrar alguns desses caminhos que ajudam a avaliar propostas de consultorias de gestão empresarial e a importante decisão de contratar uma.
Primeiro, é preciso entender o que faz uma consultoria de gestão empresarial
Um olhar externo e profundo sobre o seu negócio, identificando potencialidades e deficiências para propor caminhos para a melhoria. A consultoria de gestão empresarial, em linhas gerais, trabalha com esse objetivo. Mas o verdadeiro valor da sua entrega é o aumento de performance da organização.
Logo, a consultoria deve ter sempre esse propósito no trato com seus clientes. Ela não pode prestar um trabalho burocrático de identificar erros e apontar soluções. Seu real objetivo consiste em aprimorar o negócio e levá-lo à excelência operacional.
Tudo isso recheado de métodos comprovados, profissionais experientes e ferramentas inovadoras capazes de extrair o que há de melhor no trabalho consultivo.
Como avaliar e contratar uma consultoria?
O processo de contratação sempre passa por avaliações criteriosas. Afinal, é uma jornada de fortalecimento de decisão até que se tenha esclarecidas as dúvidas sobre o trabalho da consultoria e se crie a expectativa de que ela atuará para elevar o nível operacional da empresa.
Vamos elencar quais são esses critérios:
- Trabalhos previamente realizados – empresas competentes circulam com maior intensidade pelo mercado, atendendo negócios de diversos portes e segmentos. Uma avaliação de portfólio é muito bem-vinda para entender o nível de entrega da consultoria.
- Especializações – muito embora o trabalho da consultoria de gestão empresarial seja aplicável a qualquer segmento, algumas empresas acabam reunindo expertise em uma área específica. Uma consultoria que já prestou serviços para muitos escritórios de advocacia, por exemplo, tem mais intimidade com os meandros da área e pode conseguir resultados mais rápidos e expressivos.
- Consultores – pesquise quem está à frente da consultoria para entender sua autoridade no segmento. Saiba quais são suas certificações e os métodos que utilizam no trabalho consultivo. Além disso, busque recomendações de sua rede de contatos, com profissionais que já atuaram com eles.
- Disponibilidade – entenda qual a disponibilidade que a consultoria oferece para você. É um alinhamento necessário, que controla as expectativas e cria transparência desde o momento das negociações.
- Avaliação de postura – procure saber se as consultorias são independentes, flexíveis e assertivas. São posturas que indicam um bom caminho de ação no trabalho a ser desenvolvido.
- Valores – analise o investimento e o impacto no negócio, não o preço de forma isolada. Uma boa consultoria de gestão empresarial se paga na medida em que potencializa os ganhos futuros da empresa a partir do seu trabalho. Logo, o valor investido retorna em receitas futuras, advindas de redução de custos, otimização de recursos e aumento de eficiência.
Esses são critérios gerais que devem nortear a escolha da consultoria. Com negociações em curso e propostas sendo feitas, é normal que se tenha um quadro geral das ideias da consultoria de gestão empresarial sobre temas atuais, como inovação e tecnologia. São mais itens para colocar na balança e fazer uma escolha criteriosa.
Se você ainda tem dúvidas, entre em contato conosco para saber mais.